Variedades
Carnaroli

Risoto é o método culinário típico e exclusivo da culinária italiana que se tornou escola em todo o mundo. A sua consistência varia de acordo com os gostos regionais, mas a sua preparação nunca muda: depois de refogar brevemente é necessário acrescentar caldo quente. Outro segredo é escolher as variedades certa: Carnaroli. Esta variedade graças ao seu alto teor de amilose não cozinha demais e o grão não se desfaz.

Compacto e leve, macio, mas firme na cozinha, intacto, mas que se deixa envolver pelo molho, nos risotos é mesmo o protagonista.

Saber mais
Ronaldo

Tal como o nome indica, este grão tem características e qualidades excecionais e é extremamente adaptado às características do clima do Vale do Sado. Com características particulares, tais como o tamanho médio de 6mm e taxa de grãos partidos (inferior a 0,5%), liberta a quantidade ideal de amido, mantendo a sua textura e consistência. Com grãos brancos, curtos e gordos, o arroz cozinhado apresenta um molho independente, mas cremoso e aveludado. Este tipo de arroz é perfeito para receitas de arroz cremoso.

Saber mais
Ronaldo Bio

Com as mesmas caraterísticas da variedade Ronaldo com certificação Produção Integrada (Produção Sustentável), este arroz, proveniente de agricultura biológica, o que significa que é cultivada de acordo com as melhores práticas ambientais, com um elevado nível de biodiversidade e de preservação dos recursos naturais. O tamanho médio dos bagos é de 6 mm e a percentagem de bagos partidos é muito baixa (inferior a 0,5%). Liberta a quantidade ideal de amido, mantendo a sua textura e firmeza. Com grãos brancos, curtos e gordos, o arroz cozido tem um molho independente, mas cremoso e aveludado. Este tipo de arroz é perfeito para receitas de arroz cremoso.

Saber mais
Teti

O arroz Teti é uma variedade do tipo "Carolino", reconhecida pelo seu comportamento gastronómico exemplar. Caracteriza-se por uma elevada produtividade e rendimento industrial. Este arroz possui um aspecto cristalino, com vitrosidade elevada, o que o torna ideal para pratos que impressionam pelo seu sabor.

Um dos seus pontos fortes é a capacidade de absorver os aromas e sabores das especiarias e dos ingredientes com que é cozinhado. Para cozer na perfeição este arroz tenro e gomoso, são necessários apenas 16 minutos. As suas características tornam-no uma escolha excelente para uma variedade de preparações culinárias.

Saber mais
Corimbo

Essa variedade de arroz “agulha” branca solta, longa e resistente ao frio é bem conhecida pela sua elegância e versatilidade em todas as receitas. São necessários 14 minutos de para cozer este arroz extremamente vigoroso, cada lote é cultivado e numerado, para garantir que cada grão tenha as mesmas características físicas e de cozimento. Maior que 7 mm e com baixo teor de glúten, sua alta vitreosidade o torna uma excelente opção para pratos de arroz frito ou cozido no vapor.

Saber mais
Bomba

O arroz bomba é considerado uma das melhores variedades de arroz do mundo pelos chefs de cozinha. Apresenta grãos curtos de cor perolada. Seu tamanho é equivalente ao do arroz de grão redondo, às vezes menor, porém o arroz Bomba dobra seu tamanho quando cozido. A sua principal característica é a grande capacidade de absorver os sabores e aromas, e quando cozido, se mantém ‘al dente’, solto e inteiro. A sua ligação com os diferentes aromas e sabores do Mediterrâneo tornam-no um arroz típicos para os pratos desta região em espacial para a PAELLA.

Saber mais
Selénio

É um arroz redondo, cristalino, com um alto teor de amido que se solta durante a cozedura permitindo uma alta colosidade, ideal para a preparação de sushi. O Selenio graças ao seu baixo teor de amilose e à forma do seu grão, presta-se à preparação de sobremesas, sopas, sopas e timbales, mas é sobretudo na cozinha oriental e de fusão que encontra o seu maior valor. Tem um tempo de cozedura de aproximadamente 16 minutos.

Saber mais